Percurso Musical

Nasci em Porto Alegre, Brasil, em 1996.

Iniciei os meus estudos em música em 2004 num projeto social dirigido pelo professor Carlos Caetano  onde aprendi os fundamentos básicos da leitura e interpretação musical ao mesmo tempo que aprendi a tocar flauta doce soprano, contralto e tenor.

Em 2007 ingressei no projeto “Orquestra flautas de câmara Carlos Gomes” uma orquestra de flautas doces, onde tive a minha primeira experiência tocando numa orquestra. Em 2011, neste mesmo projeto, tive a oportunidade de experienciar pela primeira vez aquele que se viria a tornar o meu instrumento principal, o violino, pelo qual me apaixonei de imediato. Terminado este projeto, ingressei em aulas particulares de violino com a professora Grace Nardes.

No ano de 2013 surge uma nova orquestra com o direcionamento do professor Sérgio Nardes, a “Orquestra Engrenagem” onde a experimentação por outros instrumentos e as vozes andavam juntos, formada por nove jovens músicos em Cachoeirinha, Rio Grande do Sul.

Entre 2016 e 2018 tenho a oportunidade de tocar no festival ENIF na Argentina com o conjunto de danças folclóricas “Arte Nativa” representando o Brasil em conjunto com todos os países da América Latina. Tenho também a oportunidade de aprofundar os meus estudos em flauta doce no Instituto Federal do Rio Grande do Sul através de curso técnico/musical onde tive aulas de laboratório musical, coro, teoria musical, música de conjunto e aulas individuais de instrumento que terminou com uma apresentação minha em forma de recital. Em simultâneo, frequentei aulas particulares de violino com a professora Keite Goulart o que me ajudou a sedimentar uma base no instrumento para então posteriormente vir a estudar na escola de música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre com a professora Elena Romanov. Também participei do festival II Gramado In Concert, com realização de prática de orquestra bem como masterclass com os professores Paulo Bosísio, Ayran Nicodemo e João Carlos Lopes Neto. Lecionei também flauta doce e violino na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, onde fui professora contratada.

Dois anos mais tarde, em 2018, ingressei na licenciatura em interpretação de violino pela Universidade de Évora, em Portugal, onde pude aprimorar as minhas técnicas de violino e estudar artes de performance. Em simultâneo desenvolvi competências em: música de câmara, coro, história da música, prática de orquestra, sociologia da música, etnomusicologia, análise musical e formação musical.

Em 2019, atuei como músico violinista, da peça de teatro “O Cerejal” de Anton Tchékhov no teatro Garcia de Resende em Évora, do qual ficou três meses em cartaz e também fizemos digressões para Braga e para Viana do Castelo. Em agosto deste mesmo ano, participei do Festival Groba VII em Ponteareas na Espanha, com estágio de orquestra, onde tive a oportunidade de tocar com a Orquestra de Câmara da Galiza e tive masterclass com renomados professores como Koh Gabriel Kameda, Miranda Liu, Rogelio Groba Otero. Em dezembro, realizei o Concerto de Natal no Algarve com o quinteto de cordas “Sul de La Corda” as obras de Piazzolla; Five Tango Sensations e as Quatro Estaciones Portenhas.

No meu último ano tenho a felicidade de ganhar uma bolsa proveniente do projeto “Terra a Terra” subsidiado pela “Orquestra Sem Fronteiras”. Que me permite criar o projeto social “Oficina de Música para Mulheres”. Nele trabalhei as relações pessoais através da associação com a música onde foram explorados conceitos de audição ativa e reflexiva em conjunto com a prática musical. Este projeto durou seis meses e foi concluído com a apresentação de duas performances musicais. Em paralelo, realizei concertos com a Orquestra Sem Fronteiras e também com o meu grupo de música de câmara da faculdade em várias cidades de Portugal.

Terminada a minha licenciatura em 2021, ingressei no CTL de Santa Clara em Coimbra, onde lecionei atividades de enriquecimento curricular na vertente de música em escolas públicas, no 1º ciclo do ensino básico do 1º ao 4 ano.

Decido em 2022 ingressar no mestrado de Educação Musical na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto o qual estou neste momento a terminar e onde tenho a chance de desenvolver competências aprofundadas de ensino, composição, arranjo e improvisação.

Nestes últimos seis anos tenho também participado em concertos pontuais com artistas portugueses, brasileiros e cabo-verdianos, realizado performances de rua “busker” em várias cidades de Portugal e realizando várias atuações para promoções de marcas a pedido de empresas e eventos particulares como casamentos e cerimónias.

Rolar para cima